sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O PODER TRANSFORMADOR DO OLHAR


O olhar da mente vai alem, muito além dos nossos sentidos sensoriais, neurológicos. Nossos olhos captam os estímulos externos, através de impulsos neurológicos. Nossa mente capta muito, muito alem. Capta as imagens externas e as memórias internas agregadas as emoções iniciais ou associadas.

É exatamente este olhar da mente que vai gerar em nós as emoções boas ou ruins, alegres ou tristes e nos conduzir a saúde ou a doença.


A tecnologia tem avançado numa velocidade assustadora, muito alem da capacidade de adaptação do homem e consequentemente isto tem gerado muitos transtornos físicos e mentais, consequências deletérias e perdas irreparáveis tanto a nível pessoal, familiar e social. A sociedade acaba por assumir o ônus da incapacidade do individuo perante seu mundo, seu universo.
Esta mesma tecnologia, que um dia prometeu mais tranqüilidade, hoje suga toda a seiva que nutre a esperança e o desejo de viver. Ela leva a cegueira, pois desvia o olhar da vida para a morte. Mata a criança interior que pulsa alegria, curiosidade, criatividade, em fim o amor, a vida.

O interessante é que estamos, todos, sendo atingidos, como numa epidemia, muito bem relatada na obra o “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago, por uma cegueira mental, que é muito pior que a física. Nossa energia passa a ser consumida por uma revolta incontida, que paralisa nossa capacidade de pensar e consequentemente nos limita a uma vida sofrida, com uma fome insaciável que gera o individualismo e a solidão. A minha dor passa a ser muito maior que a do meu próximo. A final, ele também é um predador, que a meu ver, quer me destruir, me devorar.

Estamos nos afastando da simplicidade, do natural, estamos nos transformando em verdadeiros zumbis a serviço dos que sabem se aproveitar desta fragilidade coletiva a favor de seus interesses pessoais.

A natureza nos mostra o caminho, mas não nos damos conta do que ela nos tem a oferecer. Não temos mais tempo para contemplá-la, nosso olhar esta distante, voltado para um horizonte que nunca se aproxima. Quanto mais vamos a seu encontro, mais ele se afasta.

A mudança do foco, a mudança do olhar transforma uma simples imagem numa mensagem subliminar que nos ensina o caminho a seguir. Vamos nos presentear com uma contemplação. Olhe, observe, esvazie-se de todos seus conceitos e crenças pré estabelecidas e limitantes, permita que a natureza abra as suas entranhas e derrame seus mais sublimes ensinamentos. Deixe o poder transformador do olhar te tocar e nunca mais serás o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário