sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O PODER DA PALAVRA


"Uma palavra contundente é algo que pode MATAR OU HUMILHAR, sem que se sujem as mãos. Uma das grandes alegrias da vida é humilhar seus semelhantes.” (Pierre Desproges)

Eis aqui um tema de extrema importância até mesmo porque A PALAVRA é algo que nos domina e nos leva a caminhos opostos. Nós dominamos através da palavra e somos dominados por ela.

Este tema me reporta ao apóstolo Tiago que faz uma alusão muito interessante relativo a palavra, mais especificamente sobre a língua, que afinal é o órgão responsável pela expressão verbal da mesma.

Ele começa se utilizando de uma metáfora: "Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim também a língua, pequeno órgão se gaba de grandes cousas. Vede como uma fagulha põe em brasa tão grande selva. Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidades; a língua esta situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como é posta ela mesma pelo inferno... A língua porem, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela bendizemos ao Senhor e Pai; também com ela amaldiçoamos os homens, feitos a semelhança de Deus: de uma só boca procede benção e maldição. “ Tiago 3:4-6 e 8-10
Se formos estudar os versículos acima dentro de uma visão psicossomática, é possível se escrever um tratado, que ele resumiu tão bem em poucas linhas.
Estou usando a palavra como a expressão verbal, escrita, corporal e até mesmo visual dos nossos pensamentos e sentimentos. É através destes meios de comunicação que dominamos ou somos dominados. É através, também, deles que adoecemos ou somos curados.

O homem desde sua existência sempre carregou dentro de si o desejo de dominar, de ter o poder em suas mãos, para tanto, se utiliza de todos os meios possíveis e imagináveis para atingir tal intento. Quando não consegue de forma pacífica busca a ajuda da força, nem sempre a força física, na grande maioria, a verbal, que pode estar camuflada como uma mensagem de atenção e preocupação, quando na verdade é uma manipulação velada, que como as larvas de um vulcão, assola e arrasa tudo por onde passa.

Todos nós fazemos parte dessa brincadeira, ora como dominantes, ora como dominados, sem nos darmos conta que estamos, na verdade, participando de um jogo ferrenho, onde o objetivo principal é a vitória sobre o nosso próximo.

Enquanto esse jogo de palavras é realizado entre pessoas que tem uma estrutura psíquica que suporta frustrações e sabe se levantar das quedas, praticamente nada acontece, porem quando ocorre entre pessoas com egos fragilizados, pode ocorrer terríveis danos emocionais, principalmente quando o perdedor acata como verdade a palavra que lhe foi impingida e passa a assumir tal papel.

É neste estágio que se iniciam as doenças. Surgem as somatizações, isto é, um ou vários órgãos de nosso corpo começam a dar sinais e sintomas de que algo em nós não esta funcionando bem. Se não pararmos para ouvir a mensagem que o nosso corpo esta tentando nos comunicar, adoecemos cada vez mais a ponto de desenvolvermos uma doença crônica, degenerativa como uma resposta inadequada a uma comunicação interrompida, não expressada no momento adequado.

Como disse no inicio, estou usando a palavra como a expressão verbal, escrita, corporal e até mesmo visual dos nossos pensamentos e sentimentos, isto pode significar que eu posso destruir o outro, mas também posso me autodestruir através dos meus pensamentos e sentimentos, através da forma como eu vejo e interpreto o mundo externo e interno. Se eu estou fragilizada, posso distorcer a realidade e criar um mundo extremamente hostil, que também vai gerar desconforto e posterior doença.

Quem não gosta de receber um elogio, uma palavra de conforto e um estímulo quando tudo parece perdido e sem saída? A palavra pode suavizar uma dor, pode dar forças e até mesmo contribuir para a cura de uma doença. Ela passa então a ser benção.

Tiago foi muito sábio ao dizer há séculos atrás que: “a língua esta situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como é posta ela mesma pelo inferno...de uma só boca procede benção e maldição.”

Esta em nossas mãos deixarmos ou não sermos contaminados pela palavra expressa pelo outro ou a expressa por nós mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário