domingo, 15 de novembro de 2009

INVERSÃO DE VALORES: UM CANCER UNIVERSAL?


Reflexão
É interessante como as associações de idéias nos levam a temas e hipóteses interessantes. Certo dia, estava indignada com o rumo que a humanidade esta tomando, onde pessoas dedicadas, honestas trabalham duro, se sacrificam para sobreviver, enquanto outras vivem e expõem ao mundo tudo aquilo que nos ensinaram ser contrário as leis morais, e para nossa surpresa, prosperam e são aplaudidas por grande parte de um povo que anseia por uma oportunidade para fazer o mesmo.

Tudo isso me reportou ao estudo da ética e da inversão de valores e suas prováveis consequencias em nossas vidas. É claro que aqui não vou me aprofundar em estudos filosóficos, mas para entender a seqüência do meu raciocínio se faz necessário alguns conceitos básicos, que tentarei expor a seguir.

O que é Ética? É um ramo da filosofia, e considerada a ciência do comportamento moral humano. É o pensamento filosófico que estuda a moralidade, os problemas morais e os juízos de valores. “Como ciência, estabelece metodologias para a discussão acerca do agir humano, tendo presente princípios morais que se tornam fundamentais porque responde a necessidade de preservação do homem como indivíduo pertencente a essa grande família universal, que é a humanidade”. (Drumond, 2005). Essa descrição de Drumond é muito forte, mostra como a unidade faz parte do todo e pode interferir neste todo, no universal. O que é Universo? Do latin “Universus”: “Todo inteiro” composto de “unus” e “versus” Várias – totalidade das coisas ou objetos.

Vejamos agora a definição de câncer segundo a Wikipédia:- “Câncer (português brasileiro), nome comum da neoplasia maligna, é uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se dividem sem respeitar os limites normais, invadem e destróem tecidos adjacentes, e podem se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase”.

Enquanto meus pensamentos flutuavam e faziam uma livre associação com a referência de Drumond no tocante a ética e a significação de câncer, levei um susto, tive a sensação de ter levado um soco no estômago, tamanha a profundidade do assunto. Comecei a desenvolver uma analogia com os princípios morais que são indispensáveis para a preservação do homem como indivíduo pertencente ao universo e o câncer que é uma população de células que cresce e se divide sem respeitar limites, são destrutivas, se espalham e se disseminam, provocando metástases, novos tumores em outros órgãos.

A minha primeira analogia foi enxergar o indivíduo como uma célula-homem que faz parte do corpo-universo. Basta uma única célula-homem começar a se dividir de forma anormal, sem respeitar limites normais, invadindo e destruindo outras células-homens, para se formar um câncer-inversão de valores. Estas células-homens invadem o corpo-universo através da circulação (meios de comunicações, mídia, propagandas diversas) e vai formando outros tumores nos diversos órgãos-sociedade. Para mim isto pareceu muito assustador, vi o nosso universo infestado de metástases e um sistema imunológico incapaz de conter a disseminação.

Sócrates transformou a ética numa virtude ou bem que refreia os impulsos da alma e propicia oportunidades para a superação da ignorância e da vaidade daqueles que se julgam sábios (Drumond-2005).

Nossos órgãos vitais estão entrando em falência, o sistema de saúde, educação e segurança. Um corpo-universo doente e ignorante não é capaz de pensar e engole qualquer placebo na tentativa de uma recuperação, mas como no câncer-inversão de valores, que não há repressão, não há o freio para a disseminação da vaidade dos supostos sábios, são eles que nos dominam segundo seus próprios interesses de poder e dominação. É a metástase tomando conta de cada célula-homem, que se contamina e destrói o corpo-universo. Muito em breve estaremos agonizando, sem forças para reagir. Já estamos numa fase que se faz necessário medidas drásticas como uma quimioterapia, que por seus efeitos colaterais muitos se recusam e desistem da vida, se deixam morrer carcomidos pelo câncer-inversão de valores. Estes se esquecem que fazem parte do universo, que como uma célula num órgão tem sua função a desenvolver.

Muitos são os meios que cada um de nós pode se defender ou lutar contra este câncer que vem assolando o universo. Como num corpo que cada órgão tem um trabalho e função diferente, assim também somos nós como sociedade.

Restam apenas duas opções, ou acordamos ou morremos e deixemos o câncer dominar e morrer com nossa morte.

Referencia Bibliográfica
Drumond, J. G. F:- O “ETHOS” MEDICO. A velha e a nova moral médica, pg. 51-55, Ed. Unimontes, Montes Claros, MG, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário