sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DERRUBANDO PRECONCEITOS

LOUCURA X SABEDORIA

Neste final de semana li o livro “De gênio e louco todo mundo tem um pouco” de Augusto Cury. Esta aí uma obra genial, com uma universidade de olhares, onde as emoções são revolvidas de uma forma divertida e ao mesmo tempo sutil. Deparamo-nos com nossos mais íntimos sentimentos, desde a nossa auto estima, medo, rejeição, limitações até nossas negligencias, crenças, valores e preconceitos. Uma obra que nos faz refletir sobre a nossa posição diante deste mundo massificante e competitivo, onde se instiga a individualidade, o poder, a sagacidade em detrimento das amizades sem interesses, o compartilhamento e o amor.

Você pode até falar que as pessoas são humanitárias, citando a mobilização nos momentos de catástrofes, como as vítimas do terremoto do Haiti, das enchentes e desabamentos tão recentes e comentadas a todo instante. Sim, só nos momentos de catástrofes, onde a mídia sabe manipular os sentimentos e emoções, onde nos sensibilizamos com catástrofes naturais que pode atingir qualquer um de nós, de forma brutal e inesperada. De uma forma onde nosso poder de decisão e ação é bloqueado por uma força incontinda. Um dos raros momentos onde nos colocamos no lugar do outro, onde nossa empatia se faz presente, onde nos deparamos com nossas limitações.

Passados alguns dias, quando a poeira se assenta, quando surge alguma outra noticia mais interessante, nossa mente volta para nossos problemas particulares, para o nosso corre corre, para lugar nenhum.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção no livro foi que exatamente os considerados parias da sociedade, aqueles que estão no anonimato, os que não damos crédito são os que podem trazer soluções simples e fáceis de serem executadas. Na maioria das vezes achamos que a solução para nossos problemas esta no dinheiro, na realização de nossos desejos consumistas, no nosso destaque na sociedade, quando na verdade, a solução esta dentro de nós, na forma como encaramos o mundo, a vida.

Podemos viver com pouco, mas quando este pouco é o desprendimento, a espontaneidade e o amor, este pouco se transforma em uma fortuna. É quando a loucura se torna sábia.

Pensem e reflitam.

Sueli Mozeika

Um comentário:

  1. Que texto belíssimo Sueli!!!!!!!
    Quero seguir em minha loucura e desejo que você (psiquiatra inclusive!), siga assistindo a loucura alheia, sendo cada vez mais sábia.

    Beijos,

    Grizante.

    ResponderExcluir