sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ILUSÕES

DEFORMAÇÃO DA REALIDADE OU REALIDADE DEFORMADA?


Num mundo globalizado, onde se apregoa a liberdade de expressão, onde se observa um incentivo a criatividade, o que me deixa mais surpresa e intrigada é que tudo isso não passa de uma farsa muito bem elaborada para a manipulação das massas.

Quando li, há algum tempo atrás, uma súmula sobre a Caverna de Platão tive a certeza das dificuldades que temos para enfrentarmos as mudanças, abandonarmos os antigos conceitos e crenças e nos embrenharmos em novas aventuras para o nosso desenvolvimento pessoal e criativo. Existe uma grande tendência natural de nos acomodarmos em nossa zona de conforto e aceitarmos a papinha diária, deixando-nos enganar como se fosse um alimento nutritivo.

O impacto maior, confirmando esta triste realidade, foi quando terminei de ler “A Caverna” de Jose Saramago. Durante toda a leitura me senti incomodada com a descrição do autor de um assunto tão atual, onde somos peças descartáveis quando não atendemos as necessidades de um grupo dominante, inescrupuloso e manipulador, onde o poder vem disfarçado de um protecionismo e nos brindam como a “pílula cor de rosa”, que quando ingerida nos será concedida “a felicidade eterna”, só que quando acordamos, nos vemos presos numa teia, sendo engolidos.




Não é de estranhar que mesmo diante de tantas inovações tecnológicas, de tanto incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional o mundo esta adoecendo a vistas grossas e o sentimento de vazio e solidão é cada vez maior.

A manipulação publicitária, através dos diversos meios de comunicação, nos inundam com informações subliminares nos incutindo condutas e valores, na maioria das vezes distorcidos, nos prometem liberdade, quando na verdade nos aprisionam. O mais triste de tudo isso é que nos tornamos cegos e insensíveis. A vida, o ser se torna banal. A satisfação real fica nas mãos dos que nos comandam como se fossemos um brinquedinho de controle remoto, nos direcionando de acordo com suas necessidades egoísticas.




A cobrança é cada vez maior, o retorno, cada vez menor, ou impossível de ser desfrutado. Os que são capazes de enxergar, os sensíveis são tidos como seres anômalos e marginalizados, são um risco para os comandantes de uma sociedade adestrada.  



Quando nos revoltamos e demonstramos nossa impotência diante de tamanha máquina destrutiva somos tachados de depressivos, afinal o mundo é assim, vocês têm que se adaptar, subentendendo, mantenham-se na sua zona de conforto, alegrem-se em sendo vorazes consumistas.

Conduta fácil para os adestrados mas, depois que os olhos se abrem, é difícil apagar a memória, mas o mais difícil, ainda, é encontrar um caminho para manifestar a revolta.




Há os que tentam através de suas obras literárias ou artísticas, mas a mente dos adestrados não conseguem atingir o entendimento e enquanto isso vamos continuar pagando caro os ingressos para visitarmos a Caverna de Platão e nos deparamos com nossa própria imagem refletida no espelho e não reconhecermos a nossa própria imagem.

2 comentários:

  1. O mais difícil, depois de refletir sobre o texto, é ter que enfrentar o "espelho e não reconhecermos a própria imagem"!
    Muito cruel ser massa de manobra para sermos aceitos como integrantes de uma comunidade permissiva.
    As pilúlas cor de rosa, em mim, já não funcionam mais!
    A minha indignação não acaba tão simplesmente assim!
    Acho que o tempo longo que passei na Caverna de Platão me fez ter visão deformada sim, mas, por ser de difícl adestramento, já não quero mais pagar esse ingresso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, amiga, estamos vivendo um momento difícil, estão tentando nos acorrentar dentro da caverna, e o pior que uma grande maioria já se deixou encarcerar e acham que são livres

      Excluir