segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

INGREDIENTES DO SUCESSO

CRIATIVIDADE E OUSADIA

Depois de um longo tempo distante, cá estou, novamente. Não há desculpas para ausência, embora a coceirinha para uma ou várias não falte. Talvez o próprio assunto que estou tentando discorrer já seja uma justificativa. Um tema que tem me cutucado e incomodado ultimamente é criatividade e ousadia.

Tenho me questionado e até com uma certa freqüência, o porque alguns lançam vôo tão alto e com tamanha facilidade, enquanto outros vivem dando volta


no percurso e não emplacam, dão volta em círculos e não saem do lugar.

Uns dizem que é talento, outros é sorte, outros que ele estava no lugar certo e no momento certo e soube aproveitara a oportunidade. Qual é o argumento correto? Todos, nenhum ou uma mistura deles? Vejo pessoas com talento e que batalham por um lugar ao sol e se mantém continuamente na sombra, como que invisíveis. Outros sem talento algum aparecem do nada como que fabricados de um dia para o outro e já no topo do sucesso. Neste ultimo caso, fico me perguntando, isto é sorte? Aparentemente sim.


Ontem passei por uma experiência que aguçou mais ainda este espinho em minha carne. Fui visitar a Estação Pinacoteca e a Pinacoteca de São Paulo. Não vou exatamente falar sobre arte porque me sinto analfabeta no assunto e também é um tema muito subjetivo, algo que para uns pode parecer banalidade , algo sem nexo, para outros é rico em simbolismo e profundidade, para o autor da obra pode ter um significado muito importante e até mesmo um aspecto representativo de seu inconsciente.

Durante todo o meu passeio cultural fiquei me perguntando, o que realmente é arte, se fosse eu o autor de determinada obra teria coragem de expô-la ao público? Como nasce um artista? Não vou responder a nenhuma das minhas perguntas, mas a única explicação que consegui dar a mim mesma foi o conhecimento, a capacidade de ser ousado aliados a criatividade, embora é claro que existem artista previamente fabricados para "emburrecer" a mente pensante e facilitar o domínio, como os BBBs da vida, o assassinato da Música Popular Brasileira que um dia teve seu destaque e poder e por isso mesmo considerada perigosa e alvo de perseguições e naturalmente, digna de morte para os "poderosos" assumirem suas posições de controle e domínio.


Vejo pessoas com talento mas tímidas e inseguras em expor suas obras e até mesmo em ousar em algo mais radical, pois suas crenças estão enraizadas em conceitos e preconceitos, fato este que dificulta a expansão da criatividade.

O conhecimento também é indispensável uma vez que a arte segue tendências sociais, culturais e políticas. Vou exemplificar com uma experiência pessoal. Sou amante da fotografia, mas ainda engatinhando no conhecimento e já fiz muitas vezes o questionamento acima referido. No, meu olhar vejo fotos que para mim são bem feitas e nítidas e que para artistas fotográficos não passam de fotos banais, "fofas", como já ouvi falar, ou comuns, como "fotos do aniversário da priminha". São fotos que não têm impacto emocional, não atinge o sentimento, o significado inconsciente, não contam a história de uma tendência cultural, social ou política, apesar de em alguns casos mostrar tendências da moda ou algum outro fator cultural do momento, mas de uma forma mais expositiva do que representativa e/ou emocional.


Podemos transpor esta experiência a qualquer área profissional. Conheço pessoas inteligentes, dedicadas em sua área de atuação, porém se retraem diante da possibilidade de ousarem ou recalcam a expressão da criatividade por insegurança da não aceitação ou por comodismo, uma vez que exercer a criatividade exige conhecimento contínuo da área, trabalho mental e tempo e esses dois últimos itens abolidos na "sociedade fast", onde tudo vem pronto.

Se quisermos nos destacar e sermos valorizados naquilo que realizamos devemos sair da nossa zona de conforto, abandonarmos o comodismo e nos arriscarmos sem medo de críticas e eventuais fracasso, pois são exatamente o enfrentamento destes entraves que nos torna cada dia mais fortes diante das adversidades. Tenho observado que a cada dia que passa as pessoas se mostram mais impotentes e com falta de capacidade de adaptação frente as adversidades (resiliência), se mostram mais frágeis e temerosas de enfrentarem a vida, curvam-se diante dos obstáculos e vivem buscando escoras para se manterem em pé. Não sabem aceitar críticas e "nãos", se colocam como vítimas, sempre é o outro que nos ataca, quando na verdade somos nós que damos a oportunidade do outro nos atacar. Não podemos nos esquecer que não existe algoz sem a pré existência da vítima.


Todos temos, vez ou outra, nossos momentos de acomodação, mas o que não podemos deixar é que estes momentos sejam mais comuns que os de reflexão e ação. Reclamar não adianta, atacar o outro porque não entendemos seu ponto de vista ou por ele nos mostra o nosso medo e comodismo, isso só nos faz sermos cada dia mais inseguros e amargos.

Quando me deparo com situações como as de ontem, sinto-me triste, comigo mesmo, mas ao mesmo tempo é como se estivesse recebendo um remédio amargo que vai restaurar a minha vitalidade. São essas doses contínuas deste medicamento que vão me manter cada dia mais revitalizada.


Como disse, cada um tem um olhar e um sentir próprio, individual. As fotos que postei nos entremeios desta minha conversa são fotos onde procurei exercitar um olhar não habitual e que pudesse causar algum sentimento ou insight, tanto a mim quanto aos observadores, sei que ainda preciso caminhar muito, estou tentando dar meus primeiros passos, nesta nova caminhada. Comentários e críticas construtivas são bem aceitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário