quarta-feira, 1 de junho de 2011

A LONGA JORNADA...

Caminhando, caminhando...

Pra onde? Pergunto-me constantemente.
Correndo atrás do vento? Buscando o que?
Talvez um sonho, uma luz, um alento?
Não sei responder, mas sei que continuo caminhando...
Assim me ensinaram uma vez,
Nunca parar,
Seguir sempre em frente...
Superar obstáculos.

Se cair levantar e continuar
Mas pra que? Pergunto-me...
Não encontro respostas.
Continuo a caminhar, mesmo depois de muito tempo...
Meus pés já cansados, mãos doloridas, sem vida...
Continuo caminhando...
Sempre em frente, sem parar...
Onde vou chegar? O que vou encontrar?
Sempre me perguntando, sempre sem respostas.
Mas sigo em frente, me mandaram caminhar...


Certo dia, já cansada, sem forças,
Paro, é noite. Nada vejo, é tudo escuro.
Nada vejo, mas eu sinto.
O cansaço, a solidão, a falta do chão, da raiz.
Por que tudo o que fiz, foi só caminhar.
Seguindo em frente, sempre seguindo...
Sem notar o tempo passar.
Sem tempo para amar, nem mesmo chorar...

Seguindo sempre em frente...
Quando já sem forças para caminhar,
Sem forças para continuar, me pergunto...
E agora, o que me resta?
O que fazer com tudo isso? Ou melhor, com nada disso?
Na longa jornada, nada conquistei.
Só dor, cansaço e enfado.
Hoje na escuridão da noite, enxergo.
Tudo o que não via, na luz do dia.



Quem me dera ter a oportunidade de retroceder,
De poder viver a simplicidade ao meu redor,
De brincar, correr e sentir
Não fugir, nem me esconder atrás de poder e riquezas,
Ter um verdadeiro encontro com a natureza,
Com a verdadeira beleza que desabrocha independente do homem,
Mas que sofre e morre por causa do homem.



Devo ainda continuar? Correndo atrás do vento,
Ou paro ao relento? Observo as estrelas?
Sinto o perfume das flores?
Ouço a orquestra afinada dos
Pássaros executando uma canção de amor e agradecimento?



Olho para trás. Percebo, então, o quanto perdi em caminhar só em frente...
Será que ainda me resta algum tempo?
Um momento se quer de poder olhar e enxergar
Que tudo esta ao meu lado, sem precisar mais caminhar,
De poder desfrutar o verdadeiro amor.
O amor pela vida, o amor por mim mesma,
O amor pelo meu próximo?
Cansei de caminhar, só me resta agora descansar,
Sentir e amar...


Sueli Mozeika

3 comentários:

  1. Caraca mãe... que profundo... acredito que suas palavras descreva o pensar de muitas pessoas... Mas a conclusão é única e verdadeira... Para viver, e viver bem temos que sentir, seguir as emoções e ama-las... Parabéns, a cada dia que passa me surpreendo descobrindo talentos em vc que nunca percebi quando conviviamos embaixo do mesmo teto... Tenho muito orgulho de VC...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, filhão.
    Você sabe que fico muito feliz com seus elogios, mas é o tempo e as nossas experiências de vida, que dia a dia deixam suas marcas e cicatrizes e acabam por lapidar nossos sentimentos e emoções.

    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Lindo, Su! Thiago de Melo, poeta amazonense, em momento de preocupação vivencial parecido com o seu/nosso diz: "Caminhante, não há caminho. O caminho se faz ao caminhar (...) Não, não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar."
    Confesso que torci os dois pés... Mas passa, tudo passa. Carinho grande.

    ResponderExcluir