quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

DESCULPAS OU DETERMINAÇÃO?





Inicia-se mais um ano, muitos sonhos, esperanças e... É, pois é. Já ouvi muitas pessoas, e aqui me incluo também, comentarem da famosa lista de objetivos para o novo ano que se aproxima.
No final de ano é comum fazermos uma retrospectiva do que conquistamos ou deixamos de conquistar ou executar e conseqüentemente de ganhar no ano que se findou. Damos mil desculpas por não termos atingido nossos objetivos. Mas lá vamos nós, mais uma vez, fazermos uma nova listinha, como a das criancinhas que já começam logo cedo a elaborar os pedidos para o Papai Noel.
Diante das frustrações e fracassos é muito comum lamentarmos a falta de tempo, pois outros compromissos urgentes nos roubaram o tempo e nos afastaram de nossos objetivos pessoais, a final de contas somos responsáveis e não podemos deixar as responsabilidades de lado. Normalmente esta é a primeira desculpa.
A preocupação para com o próximo, falta de dinheiro, falta de companhia, a idade, em fim inventamos uma série de outras desculpas para justificarmos o não cumprimento de nossos sonhos. Por vezes culpamos nosso chefe, nossos familiares, professores que exigem muito de nós, pobres mortais, que temos apenas vinte e quatro horas por dia para darmos conta, novamente, das nossas responsabilidades.
Muitos escrevem frases positivas e as lêem diariamente, lêem livros de auto ajuda e passam horas mentalizando seus desejos. Não nego que também já participei desses rituais. Mas aí comecei a me questionar o porquê nos livros encontramos muitos testemunhos de conquistas e realizações e a grande maioria fica patinando no mesmo local, e por vezes até se afundando num lodo movediço e terminam mais um ano frustrados e até mesmo desesperançosos.
Há algum tempo venho me questionando a respeito deste fenômeno. Tenho lido alguns livros famosos de auto ajuda e também de um tema que tenho me interessado ultimamente, a resiliência. Aquela força interna que faz a pessoa ferida se levantar e dar a volta por cima de forma fantástica.
Se nos apegarmos nas entrelinhas ds livros de auto ajuda o que vamos observar é que os que atingem seus objetivos são exatamente aqueles que tem a capacidade de resiliência. São aquelas pessoas que mesmo diante das adversidades sabem exatamente o que querem e seguem em frente em busca dos objetivos traçados. Elas fazem acontecer, vão atrás de seus sonhos e desejos. Criam oportunidades e não as deixam passar, estão sempre atentos e vigilantes aos acontecimentos ao redor. São pessoas pró-ativas. São determinadas, usam as pedras do caminho como desafios para subirem cada vez mais alto e, até mesmo, para construírem seus castelos.
Os derrotados são aqueles que só sonham, esperam, esperam e esperam, depois arrumam desculpas e bodes expiatórios. E no final de mais um ano, recaem no ciclo vicioso.
Deixo aqui apenas uma pergunta:- Você é o tipo que só sonha e cria desculpas, ou tem objetivos reais, determinação, arregaça as mangas e vai atrás?
Se esta difícil responder basta olhar seus feitos e conquistas. A resposta esta dentro de você. Independente do meio ambiente, é você que escolhe o seu destino.

Sueli Mozeika

4 comentários:

  1. Amiga!
    Amei o texto e, constrangida, confesso que me vejo em vários trechos (?).
    Tem sido assim, e vc sabe, desde sempre.
    Foi bom ter lido e refletido. Mais uma vez:
    "Obrigada"!!

    Ivani

    ResponderExcluir
  2. Oi...
    Bom dia!

    Cheguei até aqui pela foto das folhas aprisionadas, simplesmente imperdível. Publiquei-a no meu blog com crédito ao seu, mas , claro, quis notificá-la porque se você não permitir poderei retirá-la. É que ela casou-se perfeitamente com minha postagem.

    Estarei a segui-la. Suas fotos são perfeitas e seus comentários , também.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Vim pela mão da Gizelda e gostei do que vi e li. Vou estar atenta, por isso pendurei-me, ali, num dos quadradinhos da direita.
    1 abraço
    Em@

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz por ter apreciado meu trabalho, seja bem vinda.
    Abraços

    ResponderExcluir